sábado, 18 de fevereiro de 2017

SR NILO GOMES, UM ALVINOPOLENSE À FRENTE DO SEU TEMPO

Sr Nilo Gomes, um Alvinopolense admirável.
Meu amigo Guilherme Assis me convocou para uma tarefa muito prazerosa: escrever sobre Alvinopolenses incríveis que fizeram e fazem a diferença para que Alvinópolis seja o que é. A proposta era de escrever uma coluna para o Jornal de Alvinópolis, semanário capitaneado por ele e pelo empresário e Jornalista Itabirano Luiz Muller, cuja proposta seria fazer um jornalismo responsável e independente. Naquele momento passou uma lista de nomes em minha cabeça.  Mas eu tinha de começar por um. Então resolvi falar sobre um sujeito que está vivinho da silva esbanjando lucidez e bom humor: o Sr Nilo Vieira Gomes. O Sr Nilo é pai de admiráveis amigos: Ângelo(Pelota) e Paulo César(Paulinho). A família também é só de gente boa, gerações encaminhadas na vida, cidadãos de primeira classe. Através desses dois amigos pude aproximar-me do Sr Nilo. Sorte a minha. Conversar com o Sr Nilo é garantia de histórias deliciosas e sempre de algum conhecimento assimilado. O homem é uma enciclopédia. Domina diversos assuntos e embora possuidor de diversas habilidades, sempre foi generoso ao compartilhar com filhos e amigos. O ex deputado José Santana de Vasconcelos que o diga. Em diversas ocasiões em que estive com o ilustre político alvinopolense, ele sempre citou o Sr Nilo como o melhor prefeito que Alvinópolis já teve e sempre nutriu um imenso carinho e gratidão por ele. Segundo Santana, o Sr Nilo o ajudou muito no inicio da carreira política e foi responsável por estruturar o município com expansão da CEMIG, rede de esgoto, ações que aceleraram o desenvolvimento de Alvinópolis em algumas décadas.  Ele me disse que o Sr Nilo foi (é) de uma inteligência muito acima da média, com grande habilidade para resolver problemas e conciliar interesses em prol do município. Por essa e por outras, o Sr Nilo é um ALVINOPOLENSE DE VALOR. Hoje com 90 anos de idade preserva uma lucidez invejável e merece todas as nossas homenagens. E quem quiser conhecer mais sobre esse Alvinopolense muito especial, pode acessar o site Alvinews do meu amigo Juninho de Magela através do link http://www.alvinews.com.br/Nilo/nilo.htm

COMPLEMENTANDO...

José Sylvio Viera Gomes me chamou para conversar e me passou mais algumas informações interessantes.


Até a década de 1960 toda região do hoje Bairro do Asilo era formada por grande número de casas de pau a pique, esgoto corria a céu aberto, não tinha energia elétrica nem água encanada. A febre tifóide era endêmica na região, além de outras doenças de transmissão assemelhada. Mortalidade infantil muito alta. Durante sua gestão Nilo propôs aos moradores regularizar a situação dos lotes, em sua maioria sem registro de posse, levar água, esgoto e energia elétrica ao bairro. Em contrapartida os moradores se comprometiam a construir ou reconstruir em alvenaria. A população local se organizou em mutirões, grupos se reuniam em construir uns ajudando os outros, depois de terminar a jornada normal do trabalho de cada um e nos finais de semana, Das coisas mais bonitas que já vi. Em pouco tempo o bairro foi saneado, as doenças referidas se tornaram raríssimas, e se tornou o maior da cidade.

Para um Prefeitura sem recursos financeiros foi dos projetos cívicos mais criativos que vi. O próprio Nilo participava na orientação dos mutirões. Os tratores e carros da Prefeitura eram mantidos em funcionamento com o trabalho pessoal do Prefeito na manutenção dos mesmos. Trouxe a TV para a cidade, construiu a nova estrada para Major Ezequiel utilizada até hoje. Pavimentou as ruas principais da cidade. Enfim, foi o maior gestor público que conheci.

Quem tiver mais causos e informações interessantes sobre esse Alvinopolense tão especial, que fique à vontade....


2 comentários: