sábado, 22 de julho de 2017

COSME, UMA VIDA DEDICADA AO ESPORTE...

Cosme, um exemplo de professor e atleta.
O Alvinopolenses de Valor dessa semana fala de um conterrâneo muito importante mesmo: o professor Cosme. Cosme Damião Chaves sempre foi um Líder nato.Como professor na Escola Estadual Cândido Gomes, conseguia deixar os alunos super motivados para as aulas de educação física.Agora vejam vocês. Era uma matéria que os alunos mais preguiçosos gostam de matar.Mas no caso de Alvinópolis havia uma motivação muito especial. Todos sabiam que era a chance de participar das equipes nos torneios que aconteciam no colégio e ninguém queria ficar de fora. Esses festivais esportivos paravam a cidade. Cosme, além de conhecer os fundamentos do esporte, sabia motivar, mas com cortesia no trato, sem apelar para os "catiripás" tão comuns entre os disciplinadores da época. Ele montou equipes de volei, futebol, salão, atletismo,sempre com muito entusiasmo e organização. Certa vez, chegou com uma novidade: iríamos treinar Handebol. Alguém perguntou: o que vem a ser isso? E ele traduziu: - é um tipo de futebol jogado com as mãos.Adorei o esporte e até tava indo muito bem.O próprio Cosme me elogiou na época e fiquei todo convencido.Mas levei um tombo, caí em cima do braço e fiquei no estaleiro por umas duas semanas.Encerrei minha brilhante carreira ali mesmo. 
Junto aos amigos do esporte
Mas o Cosme continuou montando equipes e botando a galera pra se mexer e superar os limites.Além de professor, era um exemplo de atleta. Obstinado, não gostava de perder nem nas peladas. Formou com Piniquinho no Industrial uma dupla infernal.Foram verdadeiros colecionadores de títulos. 
Com Luiz Bocão e Piniquinho
Aliás, o industrial teve gerações maravilhosas de craques.Enquanto eu morava em Alvipa, tive a oportunidade de ver Nivota, Ademir, Branco, Luiz Bocão, Zé Rezende e Buião em ação. Depois veio a geração de Cosme, Piniquinho, Didi, Wantuil, Carlinhos, André, Luiz de Pintacuda.
E Cosme era um centro avante muito eficiente. Muito forte e bem preparado, dava um banho de vigor físico. Marcava os beques adversários e estava sempre pronto pra dar o bote. Foi um dos maiores goleadores do Industrial em todos os tempos. 
Uma dupla que marcou época...
Pelo Azulão da Fábrica, conquistou diversos títulos e ganhou grande prestígio em nível regional. Tanto que era sempre convidado para defender os clubes mais tradicionais da região, onde também conquistou inúmeros títulos. Pessoas como o Cosme, enobrecem a educação física e o esporte em geral. Cosme é sem dúvida nenhuma um Alvinopolense de enorme valor. 

Um comentário:

  1. Que bacana essa homenagem...
    Parabéns ao maior professor de educação física que eu já vi, Exemplo de ser humano. Boa pessoa e além de tudo, grande companheiro... Me ensinou mais que o esporte, me ensinou a viver... Deixo meu abraço a esse guerreiro que nunca esqueci.
    Meu eterno Professor Cosme

    ResponderExcluir